Colunas

Gilvan Plodowski indica: O Poder do Hábito

Quem nos apresenta a dica de leitura dessa edição é o colaborador Gilvan Plodowski, que leu “O Poder do Hábito” do autor Charles Duhigg.  Gilvan conta que nas páginas do livro o autor ensina a reconhecer as deixas, rotinas e recompensas que alimentam o circuito do hábito, e como é possível transformar esses hábitos após entender o processo.

O colaborador menciona que a leitura é interessante, fácil e objetiva e traz exemplos de pessoas que passaram por estudos científicos relacionados ao tema. “Em um dos vários exemplos citados pelo autor, um deles refere-se a ele próprio. Quantas promessas de final de ano são feitas e não são cumpridas? E as ações inconscientes que repetimos automaticamente com o tempo? Os hábitos explicam. Portanto, compreender porque o hábito é realizado e saber qual a sua finalidade, é um grande passo para ser alterado através da repetição de uma outra ação”, diz.

Gilvan comenta que se interessou pelo livro após vê-lo citado em vários artigos, e que a leitura contribuiu para que ele possa melhorar alguns hábitos pessoais, familiares e profissionais. O colaborador pretende disseminar o conhecimento com sua equipe, para que mais pessoas possam compreender o circuito e assim possuírem hábitos melhores ao longo da vida. “Se você possui hábitos que deseja mudar ou criar, este livro poderá auxiliá-lo nesse processo. Desde pequenos hábitos muitas vezes despercebidos, como roer unhas, até hábitos complexos, como parar de fumar. Mesmo para auxiliar alguém nesse processo, como seu filho, esposa, colega”, relata.

O título foi o primeiro livro da biblioteca emprestado pelo Engenheiro Florestal, que possui o hábito de ler um livro por mês. Recentemente ele iniciou a leitura do livro “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, de Stephen Covey, obra que também faz parte do acervo da biblioteca.