“O comportamento seguro representa o amor a própria vida. Segurança se faz aqui, em casa, com a família, com o colega, no trânsito e não somente no trabalho, pois estamos expostos ao risco em qualquer lugar”. A reflexão acima é da Supervisora do Setor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Juliana Aparecida Mendes, sobre a frase tema da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho 2018. De autoria do colaborador Everton Cruz, a frase “Segurança no trabalho, uma demonstração de amor a vida” foi escolhida através da realização do concurso de frases, do qual participaram colaboradores de todas as unidades. A frase vencedora do concurso foi escolhida para transmitir a mensagem central do evento.

Muito mais do que uma mensagem para ser lembrada durante apenas um período do ano, deve ser colocada em prática sempre. “Não é seguir os padrões, as regras de segurança, porque a Castrolanda solicita, mas deve ser uma responsabilidade que cada um deve ter consigo mesmo”, complementa Juliana.

O presidente da CIPA da matriz, Rodrigo Hilbert, comenta que a frase remete a uma emoção quando falamos de segurança. “O intuito era que ao ler a frase o colaborador assumisse o sentimento de desejar o seu próprio bem e o bem de seus colegas durante a sua jornada de trabalho”, considera.

SIPAT 2018- As atividades da SIPAT iniciaram em 09 de julho e se estenderam até o dia 27 em várias unidades. Colaboradores de Piraí II, Lavador de Batatas, UPL, Negócios Feijão, Itaberá I e II, UBL-PR e Matriz tiveram a oportunidade de assistir palestras voltadas a atividades específicas de suas unidades e também sobre Alimentação Saudável, Segurança no Trânsito, Ergonomia, Saúde e Benefícios do consumo de produtos Castrolanda. A abertura oficial foi marcada pela presença de Clóvis de Barros Filho, advogado, jornalista, escritor e professor universitário brasileiro, que transmitiu uma mensagem sobre o que é ser feliz.  Já o encerramento, que contou com patrocínio da AFCC, foi marcado pela apresentação da Dra. Ana Escobar, médica pediatra e consultora do Programa Bem Estar da Rede Globo, sobre qualidade de vida.  

Hilbert conta que a palestra do Professor Clóvis de Barros foi o evento que reuniu o maior número de participantes. “A palestra tem origens na filosofia, mas nos trouxe para um ambiente muito familiar e do nosso dia a dia, e nos mostrou a importância da automotivação, de buscar a felicidade em cada instante das nossas vidas e nos reforçar que a ética é sempre o melhor caminho a se seguir”, menciona.

Em comparação às SIPATs anteriores, a organização relata que a participação nas palestras foi alta e em alguns espaços, como no auditório agrícola, foi preciso buscar mais cadeiras para acomodar todas as pessoas. “A SIPAT foi divulgada no Ponto de Encontro diariamente e instigou os cooperados e as famílias dos colaboradores a participar. Houve uma interação da SIPAT com a comunidade. Os cooperados puderam participar das palestras especiais, uma oportunidade de, aos poucos, trazê-los para participar de eventos internos de segurança da cooperativa”, comenta a supervisora de SSMA. 

A satisfação com a expressiva participação também é ressaltada pelo presidente da CIPA da matriz. Rodrigo relata que é um desafio muito grande despertar o interesse dos colaboradores para questões de segurança, e atribui ao fato de que, nesse ano, muitas ações foram voltadas a assuntos do dia a dia, como segurança em trabalho em altura. “Para cada dia do nosso evento, buscamos uma programação de grande interação. Os cipeiros acompanhavam as atividades e estimulavam a máxima participação dos colaboradores para garantir o sucesso de cada dia”, cita.

CIPA - Todas as empresas que possuem mais de 20 colaboradores registrados em carteira devem contar com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A CIPA é a responsável por realizar a SIPAT anualmente, requisito descrito em lei. Ao todo, a Castrolanda conta com mais de 80 membros em todas as  CIPA’s, pessoas que desenvolvem ações em prol da segurança nos setores. Os cipeiros exercem papel fundamental dentro de suas unidades, pois tem a missão de por em prática as diretrizes discutidas internamente na CIPA. Cada um tem uma atribuição específica que visa garantir a conformidade dos processos e um ambiente seguro de trabalho.